Você deve estar se perguntando como o sistema de concessionária pode ser beneficiado por toda essa inovação e se realmente vale a pena investir em uma solução de cloud computing para o seu negócio.

Se essa é a sua dúvida, leia o nosso post e confira os motivos para migrar o seu sistema para a nuvem agora mesmo. Acompanhe!

Nuvem para concessionária.

Por que migrar o sistema de concessionária para a nuvem?

Quando falamos de nuvem ou cloud computing, estamos nos referindo a uma organização que prioriza a virtualização de toda, ou quase toda, infraestrutura de operação em vez de manter softwares ou armazenar dados de maneira física.

O Brasil é o país que mais sofre ciberataques no mundo. E, se você acha que apenas grandes empresas devem contar com o apoio de uma equipe de TI especializada, está completamente enganado.

Estudos indicam que os maiores alvos são empresas de pequeno e médio portes, justamente porque os criminosos digitais supõem que elas não contam com a segurança adequada. Sendo assim, é possível sequestrar dados de clientes, fornecedores, faturamento, entre outros, causando problemas jurídicos, financeiros e, claro, influenciar na imagem da empresa no mercado.

Logo, a estratégia de implementação de sistemas na nuvem tem se tornado cada vez mais frequente. Ao contrário do que muitos pensam, isso não vai aumentar os custos do negócio – muito pelo contrário! Uma infraestrutura bem pensada e executada é capaz de reduzir os custos, principalmente se estivermos falando de investimento inicial, uma vez que o serviço é baseado em um modelo de assinatura.

A implementação também é mais rápida e prática do que a de uma estrutura física. Além disso, a concessionária não precisa preocupar-se em manter um espaço para guardar equipamentos, como roteadores, switches, firewalls, garantias de servidores, climatização (ar-condicionado para refrigeração do ambiente onde os servidores estão abrigados) entre outros.

Além dos benefícios que dizem respeito ao custo e à implementação, há ainda a acessibilidade. Ter o sistema da concessionária na nuvem é permitir que todos os dados sejam acessados de qualquer lugar que tenha uma boa conexão com a internet, facilitando a mobilidade e o acesso remoto e fazendo com que a empresa continue produzindo mesmo no caso de desastres naturais, como enchentes ou o período de quarentena, assim como o a pandemia do COVID-19.

Como migrar o sistema de sua concessionária para a nuvem?

Agora que você já conhece os benefícios da nuvem, deve estar se perguntando como fazer para migrar o sistema da sua concessionária, certo?

O primeiro passo para a realização de tal operação é contratar uma equipe especializada que entenda do assunto. Tal consultoria será responsável pela auditoria interna em toda a sua infraestrutura de TI, uma vez que somente após esse diagnóstico e o levantamento de todos equipamentos, ferramentas, processos e rotinas é que serão capazes de iniciar o processo de migração para a nuvem.

É importante ressaltar que, mesmo com a flexibilidade que a nuvem apresenta, alguns sistemas e aplicações que funcionam melhor em uma infraestrutura local. Para isto, é necessário entender qual a melhor arquitetura para a sua operação. Somente depois de toda essa definição é que a escolha do provedor ideal deverá ser realizada.

Após conhecer todo o ambiente e fazer as escolhas técnicas adequadas, chegou o momento de, finalmente, traçar a estratégia de planejamento para migração. É nessa etapa que os profissionais responsáveis vão desenhar a solução, indicando todos os pormenores, escolhendo um horário de menor impacto e prevendo possíveis complicações que possam ocorrer no momento, para que ninguém seja pego de surpresa.

O sistema de concessionária apresenta especificidades do ramo que devem atender aos gestores e facilitar o acesso de dados de clientes e produtos. A CCM Tecnologia é líder nesse mercado e especialista no segmento de veículos e peças.

Quer saber mais sobre a nuvem? Entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-lo.