Se você é gestor de TI na empresa em que trabalha, com certeza, sabe os benefícios que a Nuvem pode proporcionar para os negócios. Elas podem trazer agilidade, produtividade, redução de custos operacionais, enfim, a lista é grande. No entanto, convencer os superiores a investir em inovação nem sempre é uma tarefa fácil. Este é o seu caso? Você já teve dificuldade em apresentar uma estratégia de nuvem para a diretoria?

Caso a resposta seja “sim” este conteúdo é para você! Muitas equipes de TI passam por essa dificuldade. Convencer os diretores dos benefícios da Cloud Computing nem sempre é simples, principalmente quando utilizamos apenas termos técnicos de TI sem demonstrar os impactos que a migração irá gerar nos negócios. 

É fato que a tecnologia se tornou ferramenta essencial para a gestão de um negócio. Portanto, é importante estar sempre atento às inovações tecnológicas que surgem no mercado e a utilização da Nuvem é essencial para esse processo.

Quando a diretoria barra os investimentos em Cloud por desconfiança sobre seus benefícios, toda a instituição sofre. Isso bloqueia a capacidade do empreendimento de crescer, torna a infraestrutura rígida e obsoleta, além de bloquear melhorias criativas e a adoção de sistemas inovadores de qualidade.

Pensando nisso, a CCM preparou o post de hoje para impedir que isso aconteça em sua organização. Continue conosco e veja os melhores argumentos para convencer a diretoria!


5 argumentos para apresentar uma estratégia de Nuvem para diretoria

Migrar para a Nuvem oferece melhorias para toda a empresa e, quando a diretoria conhecer melhor essa tecnologia, com certeza terá interesse em adotá-la. Portanto, para convencer a chefia a investir em Cloud Computing o ideal é desenvolver uma estratégia ressaltando seus recursos e possibilidades, mostrando como ela irá ajudar tanto a gestão quanto às equipes a trabalharem com maior eficiência.

Confira os principais argumentos para aprimorar sua estratégia:

1. Agilidade e capacidade de resposta

O primeiro argumento a ser considerado para apresentar uma estratégia de nuvem para diretoria é sua capacidade de resposta e agilidade. Atualmente, as empresas precisam lidar com cada vez mais demandas internas, o que exige dar suporte a novos usuários e colaboradores. Para isso, é necessário realizar investimentos em infraestrutura de TI.

Esse processo pode ser demorado e muito caro e, caso haja novas mudanças de cenário e a empresa precise diminuir seus recursos, todos os investimentos realizados até então podem ser perdidos.

Agora, com a Nuvem você pode fazer esse provisionamento com muito mais facilidade, rapidez e economia. Assim, a organização consegue dar todo o suporte às mudanças e oferecer agilidade e, por isso, a Nuvem é indispensável.

Desse modo, você deve explicar em termos não técnicos o valor agregado que os recursos da Nuvem - como escalabilidade e automação - podem ser grandes diferenciais para que a empresa atenda às novas necessidades dos negócios.

Como o uso da nuvem ajuda na escalabilidade da sua empresa?

2. Aumento da produtividade

É fato que a TI está deixando de ser vista apenas como um setor técnico para se tornar peça-chave para os negócios. Entretanto, essa equipe ainda perde muito tempo com tarefas de suporte aos usuários, impedindo-os de agir com foco no core business.

E é aqui que a Nuvem pode ajudar! Mostre a diretoria que ao realizar a migração, a equipe de TI pode se dedicar a tarefas estratégicas para melhorar projetos e gerar maior valor para os negócios..

Além disso, é possível padronizar serviços do dia a dia, podendo gerar ganhos de qualidade e tempo para oferecer melhores produtos e serviços aos clientes. Sem dúvidas, esse fato será bem visto pela diretoria!

3. Economia de dinheiro

A migração para Nuvem consegue transformar os gastos CAPEX em OPEX, ou seja, a organização não precisa se preocupar em ter altos investimentos em infraestrutura, podendo contar com maior flexibilidade e economia contratando apenas os recursos que necessitar. Isso proporciona muitas vantagens para os negócios, no entanto, muitas vezes a diretoria não consegue enxergar essa oportunidade.

Esclareça à diretoria que os altos orçamentos direcionados a compra de infraestruturas de TI não são vantajosas a longo prazo. A tecnologia está se transformando diariamente e exige que as corporações acompanhem suas inovações.

Desse modo, ter despesas OPEX, não é necessário se preocupar com a aquisição de novos equipamentos. Ao investir em Nuvem, a empresa poderá ter uma infraestrutura robusta, moderna e econômica.

Além disso, por meio de uma análise TCO, você poderá provar à diretoria que a Nuvem pode eliminar os custos gerados por um data center local. Todos os gastos de uma TI tradicional que reduzem o ROI podem ser eliminados com uma infraestrutura sob demanda na nuvem.


4. Explicar o retorno sobre o investimento

Uma das principais preocupações da diretoria provavelmente é o ROI desse investimento. Por isso um ponto central para convencer a diretoria sobre uma estratégia de Nuvem é deixar claro que os investimentos nessa tecnologia terão os resultados esperados a médio e longo prazo.

Para justificar o ROI da estratégia de Nuvem para diretoria, o gestor de TI deve listar os benefícios que serão proporcionadas, como:

  •  o deslocamento das despesas de capital para as despesas operacionais;
  • o custo total mais baixo com a redução dos gastos com manutenção e gestão da plataforma;
  • a agilidade adquirida;
  • a liberação da equipe para tarefas mais estratégicas, que gerem maiores retornos financeiros ou maior valor para a empresa.;
  • o aumento da capacidade de adaptação e da vantagem competitiva.

5. Segurança e capacidade de recuperação de desastres

Há quem acredite no mito de que a Computação em Nuvem é menos segura do que abordagens tradicionais. Portanto em sua estratégia de nuvem para diretoria é necessário desvendar esse erro.

Os Data Center dos provedores de serviços em nuvem estarão fora do local da empresa, o que garante maior segurança caso algum contratempo aconteça, como incêndios ou roubos. Desse modo, o nível de proteção física é superior quando comparado ao manter as informações em infraestruturas locais.

Além disso, outro argumento para convencê-los é a recuperação de desastres. Os provedores de serviços em Nuvem podem realizar esse processo para garantir a manutenção das várias versões dos dados corporativos.

A Nuvem é capaz de atender a todas as demandas de sua empresa. Desse modo você pode apoiar o crescimento dos negócios sem gastar muito para isso. Por isso desenvolva uma estratégia de nuvem para a diretoria com esses argumentos e comece a colher os resultados.

A CCM possui as ferramentas certas para ajudar a migração para nuvem de sua empresa e diminuir a complexidade desse processo. Fale conosco, nós podemos adequar seus planos de acordo com as necessidades de seu negócio, indicando os principais serviços e recursos para tornar essa inovação possível

Aproveite para seguir nossas redes sociais - Facebook e Linkedin - e acompanhar em primeira mão os conteúdos que preparamos para sua empresa!

Leia também: