Elias era um grande exemplo de líder. Com apenas 35 anos já tinha sua própria equipe de TI em uma concessionária na cidade de São Paulo. Assim como muitas pessoas hoje em dia, ele trabalha muito e ainda se preocupa em aprimorar seus conhecimentos. Atualmente ele havia feito alguns cursos online sobre administração de recursos em Nuvem.

Tudo corria bem até que ele viu sua rotina mudar completamente. A crise do COVID-19 chegou para transformar a forma como as empresas trabalham. O vírus se espalhou rapidamente e a concessionária em que ele trabalhava foi uma entre tantas que precisou mandar seus funcionários para casa para reduzir a disseminação da doença.

Nesse momento, Elias precisou retomar uma questão que já havia discutido muitas vezes com a diretoria: a necessidade de atualizar a infraestrutura de TI utilizada pela empresa. Quando ele assumiu seu cargo, o ambiente interno atendia as demandas atuais de trabalho. No entanto, esse cenário se transformou e para trabalhar via home office, a sua equipe passou a precisar de mobilidade e disponibilidade para conseguir acessar os dados da empresa de qualquer local.

Rapidamente, Elias entendeu que era preciso se adaptar à nova realidade e adotar algumas tecnologias. Seus recentes estudos sobre Nuvem fez com que ele percebesse que contratar um serviço de Cloud Computing seria uma alternativa muito mais vantajosa, rápida e econômica para sua concessionária. Assim poderia dar continuidade aos negócios e garantir a produtividade de sua empresa mesmo de forma remota.

Dessa forma, como o bom profissional de TI que é e com ampla experiência na área, ele foi em busca de solucionar o problema. Primeiramente, Elias analisou: “Quais recursos meu time irá necessitar para executar um trabalho eficiente com o teletrabalho?”.

Ele concluiu que home office exige alguns elementos para ser realizado da melhor forma, como:

  • Serviços de conectividade que possibilitem os usuários acessarem as aplicações fora do local de trabalho;
  • Medidas fortes de segurança para proteger o tráfego dos dados de um ponto a outro;
  • Softwares de segurança nos servidores e também nas estações de trabalho.

Quais recursos a Nuvem deve oferecer para o Home Office? 

Após identificar a grande necessidade atual da empresa que era a contração de um serviço em Nuvem, pois até então tudo era executado localmente, Elias foi em busca de um parceiro capaz de oferecer uma solução de Cloud Computing que atendesse a todas as necessidades de sua empresa para realizar um trabalho remoto com eficiência.

Depois de muito pesquisar Elias se encontrou com João, o representante que iria lhe ajudar na missão de contratar o serviço em Nuvem ideal para sua concessionária.

Após se apresentarem, João foi diretamente ao ponto: “ Sua empresa está pronta para o home office? Caso ela não possua os recursos necessários, pode não sobreviver a crise do coronavírus”.

João ainda continuou: “Quais os canais e ferramentas utilizadas atualmente por sua equipe para trabalhar mesmo com o isolamento social?”

Preocupado por ainda não utilizar as tecnologias certas para garantir a continuidade de seus negócios, Elias explicou a situação da concessionária e afirmou que possuíam algumas necessidades urgentes:

“Preciso oferecer à minha equipe disponibilidade aos dados, uma infraestrutura ágil e flexível, além de segurança e outros recursos necessários para que não haja a paralisação das operações de nossa empresa.”

Para entender exatamente o que seu cliente precisa, João indagou “Qual é o maior problema que você encontrou até agora com sua equipe trabalhando de casa?”

Elias brevemente respondeu: “Não consigo dar para meus usuários acesso rápido e seguro aos diferentes sistemas que cada um utiliza”.

Entendendo a situação, João o alertou: “Sem a Nuvem, sua equipe perderá a produtividade e, consequentemente, a competitividade no mercado.”

Para instigar ainda mais seu cliente, João continuou: “Com todos esses impactos negativos em seu negócio, como você acha que isso afetará seus consumidores? Como sua equipe irá conseguir fazer um bom atendimento e entregar o que eles esperam?”. “A resposta é simples: utilizando todos os benefícios e recursos da Nuvem”.

Para conquistar seu cliente e pontuar os benefícios que a Nuvem pode oferecer para o Home Office, João mostrou como Elias poderia resolver os problemas da concessionária por meio da solução certa:

“Elias, o home office é um excelente aliado para enfrentar o momento de isolamento social causado pelo coronavírus. Ele pode proporcionar maior motivação aos colaboradores, garantir a produtividade da equipe e a economia de recursos. No entanto, para que funcione corretamente, os funcionários devem conseguir acessar as informações de qualquer local através da internet e, para isso, fica mais fácil com alguns recursos da Computação em Nuvem”.

Veja o que a Nuvem deve oferecer para contribuir com o trabalho remoto de sua concessionária:

Acessibilidade e mobilidade

Sua empresa trabalha com um Data Center local? Mas o que acontece quando o escritório está fechado? A adaptação desses sistemas para suprir as necessidades do Home Office são trabalhosas e caras, por isso, a acessibilidade remota da Nuvem é necessária.

Assim os colaboradores, mesmo de casa, conseguem acessar os serviços, sistemas e informações de que precisam de forma segura por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.

Segurança e conformidade

Com a solução em Nuvem certa, a empresa não terá que se preocupar com a segurança física dos servidores já que os dados corporativos não serão mais armazenados no local.

Além disso, é possível encontrar provedores que fornecem recursos como firewall, bem como uma conexão sempre criptografada e a utilização de VPNs que são redes privadas que funcionam como uma espécie de túnel entre o usuário e demais servidores da internet.

Otimização de custos em TI

É possível reduzir gastos de diferentes formas, como os de compra de servidores e storages, contas de energia elétrica, aquisição de licenças e novas peças, suporte e manutenções.

A Nuvem possibilita que a empresa transforme gastos CAPEX por OPEX, eliminando a necessidade de investimentos em hardwares. Assim, garante maior previsibilidade e controle para a empresa.

Escalabilidade flexível

Outro ponto importante para o home office é a escalabilidade flexível. Afinal, as demandas das empresas estão sofrendo várias alterações decorrentes do isolamento social.

Desse modo a Nuvem evita possíveis períodos de ociosidade devido aos sistemas não suportarem o crescimento rápido das demandas, garantindo que as empresas não percam nenhuma oportunidade de negócio.

Uma organização que conta com a flexibilidade da Nuvem pode aumentar ou diminuir seus recursos em questão de minutos, adaptando-se rapidamente a novas realidades.

Solução de Disaster Recovery

Nenhuma empresa sabe quando um contratempo irá acontecer e bloquear todas as suas operações, não é mesmo? Por isso é importante contar com uma solução de Disaster Recovery.

Em tempos de home office, ter uma solução de disaster recovery na nuvem é uma medida muito eficiente. Com ela, a empresa pode se focar em pagar apenas a assinatura para a replicação de seus dados, preocupando-se com a recuperação deles apenas quando um desastre realmente acontecer.

A locação do serviço em Nuvem possibilita a replicação dos dados, backups automatizados das informações e dos sistemas sendo feitos na Nuvem.

Desse modo, os riscos de perda de dados no Home Office são reduzidos e o time de TI não gasta seu tempo realizando backups, podendo se focar em atividades mais importantes para os negócios.

Como escolher a solução em Nuvem ideal?

Certo de que era necessário contratar um serviço em Nuvem, Elias se deparou com a seguinte questão: “Como escolher a solução em Nuvem ideal para meu negócio?”

João lhe apresentou os pontos que eram necessários levar em conta para essa situação. São eles:

Primeiramente é necessário considerar as necessidades da empresa!

Cada organização possui demandas diferentes e isso precisa ser considerado no momento da escolha da melhor Nuvem. No home office, algumas das principais necessidades são o armazenamento seguro, e-mails e aplicativos, custos reduzidos, capacidade de integração entre sistemas e suporte especializado.

Credibilidade do provedor

Outro ponto importante a ser analisado é o histórico do provedor, pois o sucesso da Nuvem depende diretamente da infraestrutura e suporte oferecido pelo seu servidor. Portanto, antes de fechar negócio, é preciso avaliar a reputação da empresa no mercado.

Você deverá descobrir qual o tipo de suporte oferecido, quais as especializações do provedor, que canais de atendimento são oferecidos, enfim, busque o máximo de informações possíveis sobre a reputação dele e sobre a experiência de outros clientes.

Nível de conformidade oferecido

A segurança é uma das principais preocupações de quem vai migrar serviços corporativos para Nuvem. Por isso, certifique-se de que o provedor atenda a todos os requisitos e demandas da empresa.

É importante verificar se o provedor trabalha em conformidade com as leis de proteção de dados. Muitas empresas trabalham com bases de dados abrangentes e precisam se adequar a regulamentações de outros países como a norma europeia GDPR e, claro, com a LGPD que entrará em vigor em um futuro próximo no Brasil.

Os custos e tarifação do serviço

Uma das grandes preocupações das empresas é o investimento necessário para utilizar a Nuvem. Nenhum empreendimento quer ter imprevistos no final do mês e pagar a mais do que o planejado. Portanto, você deve escolher a tarifa mais adequada para seu negócio.

Você vai acessar a Nuvem a qualquer momento e com frequência ou usá-la de forma intensiva apenas em alguns horários? É importante analisar como a cobrança é realizada para que não extrapole o orçamento da organização.

Escalabilidade dos serviços

Diversas organizações buscam pela Nuvem devido a sua capacidade de escalar facilmente os sistemas com apenas alguns cliques. Desse modo, é possível adquirir mais capacidade de processamento sempre que as demandas aumentam. Logo, para escolher a nuvem ideal, é preciso ficar atento à capacidade física do fornecedor.

Analise quais são os níveis de escalabilidade que as estruturas suportam, como funciona os pedidos por alteração nos recursos contratados, qual o tempo de resposta, enfim, o processo deve ser simples e rápido.

O portfólio do provedor

Ainda que a maioria dos provedores ofereçam uma gama de serviços, nem sempre é o que sua empresa necessita. Por isso, é fundamental entender quais são as suas demandas e descobrir o tipo de portfólio oferecido.

Quais tipos de serviços o provedor fornece? SaaS (Software as a Service), IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service), Disaster Recovery, serviços gerenciados, consultoria, entre outros. Há inúmeras opções, portanto, pesquise bem.

Inovação e tendências

A Computação em Nuvem está em constante evolução, portanto fechar negócio com fornecedores tradicionais, que não estão em busca de inovações pode significar um grande atraso para sua empresa.

Sua corporação deve escolher o fornecedor que irá acompanhar as mudanças do mercado e oferecer as últimas tendências e inovações disponíveis. Assim será possível utilizar ferramentas de última geração para se destacar diante dos concorrentes e garantir um alto desempenho.

Após conhecer todos os recursos que a Nuvem pode oferecer ao Home Office e saber exatamente o que é preciso procurar em um bom fornecedor para garantir a atualização dos sistemas de sua concessionária, Elias sabe exatamente como solucionar seu problema.

E sua organização está passando pela mesma situação que a do Elias? Você sabe como garantir a continuidade dos negócios diante do coronavírus e o trabalho remoto? Fale com um especialista da CCM. Nós podemos ajudar você!

Leia também: