Recuperar dados empresariais é uma tarefa que, embora possível, pode tomar tempo e paciência se alguns cuidados com a segurança da informação não forem tomados.

Fazer uma cópia dos seus dados é um conselho antigo. No entanto, enquanto no passado os backups eram realizados em meios físicos, atualmente as empresas de TI já contam com diversas soluções, como a tão falada nuvem.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia o nosso post e aprenda a recuperar dados. Confira!

Recuperação de dados: um bom backup é a melhor solução!

O que é a recuperação de dados?

Todas as empresas, independentemente do tamanho, acumulam dados de funcionários, fornecedores, clientes, sócios, faturamento, entre outros.

As boas práticas que envolvem a segurança da informação contam com diversos protocolos que visam a proteger os dados de serem deletados acidentalmente, roubados ou danificados. No entanto, boa parte das empresas brasileiras não prepara adequadamente a sua estrutura interna a fim de proteger suas informações.

Não é à toa que o governo brasileiro tem enfrentado certa dificuldade para colocar em prática a Lei Geral de Proteção de Dados, que entraria em vigor, teoricamente, em agosto de 2020. Porém, já se conta com um projeto para que seja adiada por mais dois anos.

Uma pesquisa recente indicou que 84% dos negócios no Brasil não apresentam a estrutura necessária para a proteção de dados, conforme será exigido. Portanto, se esse é o caso da sua empresa, não deixe de recorrer a assessorias especializadas para colocar em prática estratégias de tecnologia da informação.

Quais são as causas da perda de dados da empresa?

A perda de dados empresariais pode acontecer por diversos motivos, como falha humana, dados corrompidos, softwares com bug, ausência de redundância no caso de desastres internos ou naturais, entre outros.

No Brasil, uma das maiores preocupações diz respeito ao sequestro de informações, tendo em vista que o país é o que mais recebe ciberataques no geral. Outra pesquisa indicou que 61% das empresas, entre Estados Unidos, Alemanha e Brasil, afirmam sofrer incidentes de segurança pelo menos uma vez na semana.

Engana-se quem pensa que pequenas e médias empresas também não sofrem o impacto desses ataques. Eles são um dos alvos preferidos de tais práticas criminosas, uma vez que, normalmente, não contam com uma estrutura de segurança fortalecida.

Segurança de dados: 5 dicas para aplicar na sua empresa.

Como recuperar dados empresariais?

Manter backups confiáveis é a melhor escolha para recuperar dados corporativos, uma vez que estamos falando de um posicionamento proativo e uma atitude que se antecipa aos problemas.

A cloud computing, ou a computação na nuvem, protege virtualmente as informações, sem a preocupação de manter uma grande infraestrutura na empresa, o que diminui drasticamente os gastos.

A nuvem, além de oferecer segurança para a proteção de dados – o que aumenta a possibilidade de recuperação de informações no caso de perdas –, ainda é capaz de oferecer diversos outros benefícios, como mobilidade e aumento na produtividade.

Há diversos modelos de backups que se adequam aos mais variados negócios, de modo a atender às necessidades que podem ir desde a velocidade da recuperação até a possibilidade da guarda de dados em maior escala.

Ou seja, recuperar dados empresariais pode ser mais ou menos difícil de acordo com a estrutura de segurança que você contar em seu negócio. É importante ressaltar que o conselho antigo sobre prevenção ainda é bastante aplicável, ainda mais nos dias atuais.

Se você quer saber mais sobre como traçar uma estratégia de segurança da informação para a sua empresa, entre em contato conosco!

Leia também: